“ESG” é uma sigla internacional para “Environmental, Social and Corporate Governance”.
A sigla está mais associada a um novo tipo de mentalidade que surge entre advogados, empresários e executivos.
Essa mentalidade ESG se espalha entre estilos, projetos, design de serviços, relacionamento de trabalho, parcerias etc.
Mais do que uma mentalidade pode-se dizer que ESG está ligado à estratégia que uma empresa opta em seguir.
O mundo está mais conectado que nunca. Tudo e todos estão integrados o tempo todo. Basta dar um “google” e pronto, você já se conecta com algo ou alguém.
Essa tendência encontra respaldo nas metas do Millênio, desenvolvidos pela ONU, que tem como objetivo construir um mundo mais equilibrado, a partir de uma visão transformadora para um mundo melhor.
O Brasil é dos países signatários das metas do milênio e, portanto, assumiu o compromisso de investir e estimular projetos e políticas que estejam alinhados com tais objetivos.
Palavras como sustentabilidade, diversidade, respeito à dignidade humana, inclusão, dentre outras, tornaram-se pautas relevantes em todas as empresas, razão pela qual entendemos que a advocacia corporativa também precisa ocupar um lugar de destaque nesse novo jeito de conduzir negócios.
2021 será um ótimo ano para rever processos e projetos, a fim de investir e cultivar uma cultura empresarial forte e sustentável, que se preocupa com o todo, com as pessoas, com o planeta e com o bem-estar geral.